Fonte |
A atividade, prática e dinâmica, foi desenvolvida pela equipe do blog CLASSIFICA EM 020 na aula de Diplomática e Tipologia Documental que ocorreu no dia 11 de maio de 2012 no Centro de Documentação da Universidade de Brasília, CEDOC-UnB. As atividades foram desenvolvidas pelos seguintes “analistas”:
Observadora: Mariana Nascimento
Investigadora: Nathaly Rodrigues
Analista tecnológico: Serenna Alves
Jornalista: José Mauro Gouveia.
A observadora acompanhou o desenvolvimento das atividades no
CEDOC, analisando as atividades da investigadora e da analista tecnológica,
além de andar pelos espaços do CEDOC-UnB.
A investigadora Nathaly Rodrigues trouxe as seguintes
considerações:
“Primeiramente, conversei com o Fernando, secretário, ele
nos informou que na secretária do CEDOC entre a documentação corrente estão as
listas de controle de entrega de crachá, folha de frequência de servidor,
solicitação de material (luvas, máscaras, papel, entre outros), protocolo de
entrega de documentos, solicitação de documentação sob a guarda deste centro,
crachá funcional e entre outros. Depois coletei informações com a responsável
pela organização do site do CEDOC, o trabalho de microfilmar os dossiês
funcionais e folha de frequência é desenvolvido diariamente pelos servidores.
No arquivo permanente encontra-se documentação do Decanato de Administração e
Finanças, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Secretaria de Comunicação,
Gabinete do Reitor, Centros Acadêmicos, também há documentação do Projeto
Promemeu que idealizou um centro de documentação da Universidade de Brasília.”
Já a analista tecnológica Serenna Alves obteve o seguinte
resultado de sua pesquisa:
"Com um histórico de mudanças, o CEDOC - Centro de
Documentação da UnB já foi denominado CEDAC - Centro de Documentação e Arquivo
da Universidade de Brasília e na atualidade encontra-se num processo de
transição para AGE - Arquivo Geral da UnB passando a ser responsável pela
gestão de toda a documentação da FUB e com o objetivo de atuar como um órgão
central do sistema de Arquivos da UnB. Essa transição ainda não foi aprovada
pelos colegiados superiores. o CEDOC atua, hoje, com projetos de tratamento de
massas documentais em vários departamentos da UnB com o objetivo de não só
contornar os problemas documentais causados desde a criação da universidade mas
trabalhar a cultura arquivística dos servidores
a fim de que a documentação não acumule novamente. Atua no recebimento e empréstimo de documentação, na microfilmagem, palestras, parcerias
com a FCI - Faculdade de Ciências da Informação da UnB, entre outras atividades."
a fim de que a documentação não acumule novamente. Atua no recebimento e empréstimo de documentação, na microfilmagem, palestras, parcerias
com a FCI - Faculdade de Ciências da Informação da UnB, entre outras atividades."
Por fim, o jornalista José Mauro, atuou em campo, procurando
pessoas aleatoriamente pelos espaços próximos ao CEDOC assim como no ICC Sul,
aplicando um pequeno questionário no qual obteve as seguintes respostas:
Entrevistas
Perguntas:
1) Para onde você acha
que vão os documentos produzidos pela UnB?
2) Qual o estado em que estão
esses documentos?
3) Você já
precisou utilizar algum documento da UnB? Relate a situação.
Respostas
Kaio Araújo, estudante de Teoria Crítica e História da Arte
1) Não faço ideia
2) Devem estar
organizados
3) Necessitei de
declaração de aluno regular, que foi fácil conseguir, na secretaria do meu
curso.
Tatiana, estudante de Mestrado em Arte e Tecnologia
1) Vão para os arquivos
2) Deve está tudo
caótico. Não há cuidados com a documentação.
3) Quando necessito de
documentos, procuro na Reitoria. Pra mim, a referência para pesquisa é no
Arquivo Central da Reitoria. Precisei da planta baixa de um projeto, mas fui
atendida parcialmente. Tive muitas dificuldades. Não há uma centralização de informações.
Pedro, estudante de Artes Plásticas
1) Vão pro CEDOC
2) Acho que estão jogados
e encaixotados
3) Nunca usei os serviços
do CEDOC, mas penso que os documentos lá encontrados sejam importantes e
relevantes.
Sara Matutino, estudante de Física
1) Vão para o Arquivo
2) Organizados por data,
relevância e ordem alfabética. Não necessariamente nesta ordem. Suponho
que dados dos alunos e provas estejam lá
3) Nunca usei.
Marcos, estudante de Matemática
1) Cada departamento
armazena seus documentos
2) Em péssimo estado, com
ratos, baratas e escorpiões.
3) Nunca usei. Mas ouvi
falar na Semana de Extensão sobre o CEDOC. Os documentos da UnB, de forma
geral, como provas e comprovantes, devem ficar lá.
Essa foi sem dúvida uma atividade interessante, pois nos
mostrou as informações fornecidas pelo CEDOC através da internet, propiciou um
breve conhecimento de seu acervo dada a questão do tempo da atividade e revelou
a impressão de uma visão da comunidade que circula na UnB sobre o CEDOC e seus
documentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário