sexta-feira, 18 de maio de 2012

Atividade prática no CEDOC-UnB

Fonte

A atividade, prática e dinâmica, foi desenvolvida pela equipe do blog CLASSIFICA EM 020 na aula de Diplomática e Tipologia Documental que ocorreu no dia 11 de maio de 2012 no Centro de Documentação da Universidade de Brasília, CEDOC-UnB. As atividades foram desenvolvidas pelos seguintes “analistas”:

  
Observadora: Mariana Nascimento
Investigadora: Nathaly Rodrigues
Analista tecnológico: Serenna Alves
Jornalista: José Mauro Gouveia.

A observadora acompanhou o desenvolvimento das atividades no CEDOC, analisando as atividades da investigadora e da analista tecnológica, além de andar pelos espaços do  CEDOC-UnB.

A investigadora Nathaly Rodrigues trouxe as seguintes considerações:

“Primeiramente, conversei com o Fernando, secretário, ele nos informou que na secretária do CEDOC entre a documentação corrente estão as listas de controle de entrega de crachá, folha de frequência de servidor, solicitação de material (luvas, máscaras, papel, entre outros), protocolo de entrega de documentos, solicitação de documentação sob a guarda deste centro, crachá funcional e entre outros. Depois coletei informações com a responsável pela organização do site do CEDOC, o trabalho de microfilmar os dossiês funcionais e folha de frequência é desenvolvido diariamente pelos servidores. No arquivo permanente encontra-se documentação do Decanato de Administração e Finanças, Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação, Secretaria de Comunicação, Gabinete do Reitor, Centros Acadêmicos, também há documentação do Projeto Promemeu que idealizou um centro de documentação da Universidade de Brasília.”

Já a analista tecnológica Serenna Alves obteve o seguinte resultado de sua pesquisa:

"Com um histórico de mudanças, o CEDOC - Centro de Documentação da UnB já foi denominado CEDAC - Centro de Documentação e Arquivo da Universidade de Brasília e na atualidade encontra-se num processo de transição para AGE - Arquivo Geral da UnB passando a ser responsável pela gestão de toda a documentação da FUB e com o objetivo de atuar como um órgão central do sistema de Arquivos da UnB. Essa transição ainda não foi aprovada pelos colegiados superiores. o CEDOC atua, hoje, com projetos de tratamento de massas documentais em vários departamentos da UnB com o objetivo de não só contornar os problemas documentais causados desde a criação da universidade mas trabalhar a cultura arquivística dos servidores
a fim de que a documentação não acumule novamente. Atua no recebimento e empréstimo de documentação, na microfilmagem, palestras, parcerias
com a FCI - Faculdade de Ciências da Informação da UnB, entre outras atividades."

Por fim, o jornalista José Mauro, atuou em campo, procurando pessoas aleatoriamente pelos espaços próximos ao CEDOC assim como no ICC Sul, aplicando um pequeno questionário no qual obteve as seguintes respostas:

Entrevistas

Perguntas:

1)      Para onde você acha que vão os documentos produzidos pela UnB?

2)      Qual o estado em que estão esses documentos?

3)      Você  já precisou utilizar algum documento da UnB? Relate a situação.

Respostas

Kaio Araújo, estudante de Teoria Crítica e História da Arte

1)      Não faço ideia

2)      Devem estar organizados

3)      Necessitei de declaração de aluno regular, que foi fácil conseguir, na secretaria do meu curso.

Tatiana, estudante de Mestrado em Arte e Tecnologia

1)      Vão para os arquivos

2)      Deve está tudo caótico. Não há cuidados com a documentação.

3)      Quando necessito de documentos, procuro na Reitoria. Pra mim, a referência para pesquisa é no Arquivo Central da Reitoria. Precisei da planta baixa de um projeto, mas fui atendida parcialmente. Tive muitas dificuldades. Não há uma centralização de informações.

Pedro, estudante de Artes Plásticas

1)      Vão pro CEDOC

2)      Acho que estão jogados e encaixotados

3)      Nunca usei os serviços do CEDOC, mas penso que os documentos lá encontrados sejam importantes e relevantes.

Sara Matutino, estudante de Física

1)      Vão para o Arquivo

2)      Organizados por data, relevância e ordem alfabética. Não necessariamente nesta ordem. Suponho que  dados dos alunos e provas estejam lá

3)      Nunca usei.

Marcos, estudante de Matemática

1)      Cada departamento armazena seus documentos

2)      Em péssimo estado, com ratos, baratas e escorpiões.

3)      Nunca usei. Mas ouvi falar na Semana de Extensão sobre o CEDOC. Os documentos da UnB, de forma geral, como provas e comprovantes, devem ficar lá.

Essa foi sem dúvida uma atividade interessante, pois nos mostrou as informações fornecidas pelo CEDOC através da internet, propiciou um breve conhecimento de seu acervo dada a questão do tempo da atividade e revelou a impressão de uma visão da comunidade que circula na UnB sobre o CEDOC e seus documentos.

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