sexta-feira, 18 de maio de 2012

Explorando o HULK

O grande sucesso do filme Os Vingadores, que em apenas 19 dias depois da estreia chegou ao nono lugar no ranking de filmes com maiores bilheterias da história, traz entre seus personagens Hulk que protagoniza as situações mais engraçadas, além de ser um dos personagens mais interessantes, seja calmo ou com raiva. E como não podemos deixar de relacionar os nossos conhecimentos adquiridos em sala como as nossa vida diária, vamos fazer a análise diplomática e tipológica da Estátua do Hulk, que é também um documento arquivístico.
Suporte: resina;
Função administrativa: enfeite, lembrança, recordação.
Emissor: fábrica;
Forma: original múltiplo;
Formato: estátua
Gênero: imagético, textual;
Espécie: estátua
Tipo: estátua do Hulk
Autor: fábrica especializada
Texto: “Hulk”
Data: não identificada;
Legislação: O objeto pode ter sido feito sob os padrões da ISO que garantiria a gestão de qualidade no processo de produção bem como pelo IMMETRO para prover confiança no produto, porém, não pôde ser identificado pelo fato da imagem não disponibilizar outros ângulos da estátua miniatura.
Trâmite: não identificado.
Produtor:  não identificado. Pode ser de alguma das monitoras, do professor ou de qualquer outra pessoa.
Valor:  valor sentimental para a pessoa que o mantém, além de valor histórico, já que pode ter sido numa ocasião comemorativa.
Utilização: Pode ser utilizado para exposição ou decoração.
Número de exemplares: um;
Lugar em que é conservado: pode ser conservado no escritório, em algum cômodo da residência do produtor;
Publicação: não identificada;
Acesso: proprietário ou a quem ele autorizar que seja visto;
Linguagem: visual.

A partir dessas características, identificamos que a função arquivística desse documento varia de acordo com o contexto em que está inserido. Logo, trata-se do contexto arquivístico. Durante a estreia do Os Vingadores foram distribuídas miniaturas de estátuas do Hulk para os participantes. Frederico, que desde criança adora o Incrível Hulk ganha uma miniatura e passa a guardá-la junto com os seus pertences pessoais. O objeto foi guardado a fim de relembrar a ida ao cinema para assistir a estréia do filme, portanto, essa é função desse objeto no arquivo do Frederico. Em contrapartida, Pedro, ganhou a estátua de miniatura de Hulk no seu aniversário de 8 anos. A miniatura foi presente do seu querido avô falecido. Nesse contexto, a função da estátua do Hulk é recordar o momento em que ganhou e a pessoa que o presenteou.
Há outros pontos da análise de documento que não são possíveis de serem analisados pelo fato de no próprio documento não conter essas informações, como a data e o trâmite. Através de nosso conhecimento podemos inferir alguns desses dados como, por exemplo, o emissor o qual seria uma fábrica especializada nesse tipo de estátua, porém,  não sabemos exatamente qual emissor seria. Outro ponto seria o acesso, pois quem determina é o seu produtor. 

Referências:
RUIPÉREZ, Mariano. Tipología y séries documentales: cuadros de clasificación, cuestiones metodológicas y prácticas Cap 1.1 e 1.2: Las Palmas de Gran Canaria: Anroart, 2007 (Asarca forma, 2)


Nenhum comentário:

Postar um comentário